PPGSC tem trabalhos aprovados para Congresso Internacional

Em um dos eventos mais importantes para a Saúde Coletiva, que acontecerá este ano de 2022 entre os dias 16 à 19 de junho de 2022, na cidade de Vitória, Espírito Santo, Brasil, realizado pela Rede Unida: 15º Congresso Internacional, celebrará o fato de termos vencido a Pandemia de COVID-19 que se abateu sobre a população brasileira e mundial. 

Lembrando dos que perderam a vida neste período em função da doença causada pelo novo coronavírus, e ao mesmo tempo construindo novas formas compartilhadas com todas as pessoas, um futuro para o nosso país, que seja marcado pela justiça social, solidariedade e generosidade, em um país que defenda todas as vidas existentes no planeta. Valores que, somados à democracia deverão compor um novo cenário de construção do Sistema Único de Saúde. 

Na ocasião, os mestrandos do Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva, da Universidade do Estado do Amazonas (PPGSC/UEA) obtiveram 13 trabalhos aprovados para apresentação no congresso: 

1- Saúde na Escola em tempos de COVID-19: um projeto de educação em saúde em escolas de Manaus/Amazonas. Autores: Rayssa da Conceição Brito de Souza, Iamille Lourany Sepúlvida dos Santos, Lara Suellen Bezerra Lopes, Rachel Geber Correa, Lorena Cavalcante Lobo, Fernando José Herkrath, Samia Feitosa Miguez, Sônia Maria Lemos. 

2- Orçamento Público e o Retrocesso ao Sistema Único de Saúde. Autores: Lara Suellen Bezerra Lopes, Glaucia Maria de Araújo Ribeiro, Rayssa da Conceição Brito de Souza.

3- Desafios da gestão socioambiental em unidades de conversação na Amazônia: ambiente, saúde e sustentabilidade na RDS Rio Negro/Amazonas. Autora: Rayssa da Conceição Brito de Souza, Samia Feitosa Miguez, Roseni Pinheiro. 

4- Saúde e Ambiente na RDS do Rio Negro: Aspectos da gestão socioambiental em unidades de conservação da Amazônia. Autora: Rayssa da Conceição Brito de Souza, Samia Feitosa Miguez, Roseni Pinheiro. 

5- Seguimento regular e ações educacionais multiprofissionais para pacientes com hipertensão arterial e diabetes mellitus em unidade básica de saúde de Manaus, Amazonas: relato de experiência. Autores: Renato da Cunha Araújo, Fernando José Herkrath, Priscila Soares de Souza.

 6- Utilização dos serviços de saúde por adultos e atributos da atenção primária à saúde nas macrorregiões do Brasil. Autores: Renato da Cunha Araújo, Fernando José Herkrath.

7- A Política Pública de Saúde e o Saber Tradicional do Indígena Brasileiro. Autores: Priscilla Naiff, Lara Lopes, Vanderlane Duarte, Angela Monteiro Xavier, Giane Zupellari, Glaucia Ribeiro, Shirley Passos e Tania França. 

8- Atenção Básica em Saúde em tempos de Pandemia de Covid 19: reflexões iniciais da experiência no município de Iranduba- Am. Autores: Diana Andreza Rebouças Almeida, Sônia Maria Lemos, João Lucas Ramos, Ricardo Márcio Berguer, Giovana Nogueira Torres, Júlio César Schweickardt. 

9- Atenção à Saúde das Pessoas com Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus na Atenção Primária de Saúde. Autores: Vanderlane Souza e Angela Monteiro Xavier. 

10- Consequências da violência por parceiro íntimo contra mulher em sua saúde física e mental. Autora: Rayza de Sousa Ramos e Leonardo Reis. 

11- A sabedoria popular da mulher amazônica como ferramenta no acesso à saúde, Autora: Juliana Pereira de Araújo e Rita de Cassia Fraga Machado. 

12- Mulheres e seus conhecimentos tradicionais para a promoção da saúde na comunidade. Autoras: Juliana Pereira de Araújo e Rita de Cassia Fraga Machado. 

13- As necessidades de saúde de povos tradicionais amazônidas. Autora: Lorena Cavalcante Lobo e Giane Zupellari. “Sigamos juntos, em busca da construção de um SUS mais democrático!”