Infraestrutura

Biblioteca ligada à rede mundial de computadores:

Sistema Integrado de Bibliotecas – SIB/ UEA é estruturado em (01) uma Biblioteca Central e 24 (vinte e quatro) Bibliotecas Setoriais localizadas nas Escolas.

Superiores, Centros de Estudos Superiores e Núcleos de Estudos Superiores, todas elas diretamente interligadas à Biblioteca Central que promove a integração, padronização dos serviços e processos: catalogação, classificação, registro, além do atendimento in loco e on-line do acervo bibliográfico pela comunidade através do Pergamum, um sistema que permite ao aluno pesquisar e fazer reservas e renovações de títulos via internet. O Pergamum já é utilizado em cerca de 48 instituições de nível superior do país, o que possibilita aos alunos da UEA consulta ao acervo dessas instituições. O acervo bibliográfico é composto por 59.723 títulos, 157.560 exemplares e 2.725 materiais adicionais.

A Biblioteca Setorial de Ciências da Saúde 692 m2 de área construída, com 3.250 títulos e 8.704 exemplares em seu acervo bibliográfico, além do acesso à base de dados UpToDate, Biblioteca Virtual da Pearson e ao Portal de Periódicos CAPES. Sua estrutura física é composta por 02 salões de leitura com capacidade para 120 lugares, laboratório de informática para 16 lugares, 35 cabines de estudo individual, 36 lugares para estudo em grupo, 08 estações para produção científica, wi-fi em todo espaço, ambiente de acessibilidade e interatividade, acervo, espaço retrô, administração e atendimento ao usuário. Conta com o apoio de três bibliotecárias, e está aberta a comunidade acadêmica das 07:30h às 21:00h.

O empréstimo do acervo é realizado por autoatendimento em cabines que utilizam a tecnologia RFID (Radio Frequency Identification – Identificação por Rádio Frequência) composta por transponders (RF tags), leitores com antenas conectadas a um computador controlador. A RFID é uma tecnologia de identificação que utiliza a radiofrequência para capturar os dados, permitindo que uma tag seja lida sem a necessidade de campo visual, através de barreiras e objetos tais como madeira, plástico, papel etc. O sistema foi implantado para o controle digital do empréstimo desde a identificação da obra, rastreio e gerenciamento de todo o fluxo de entrada e saída dos títulos, sem contato e sem a necessidade de balcão e pessoal para dispensação, dinamizando assim o tempo das transações, a segurança do acesso ao acervo e a qualidade do atendimento à comunidade acadêmica.

Já os serviços de suporte à microinformática a distribuição dos equipamentos de informática e audiovisuais disponíveis na Escola Superior de Ciências da Saúde é de 277 computadores, sendo 83 em laboratórios, 14 impressoras, 35 projetores de multimídia.

– Recursos de informática

– Comitê de ética

– Restaurante Universitário