Grupos de pesquisa

Núcleo de Estudos Psicossociais sobre Direitos Humanos e Saúde - NEPDS

https://www.epsicouea.com.br/

O NEPDS encontra-se vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública Cidadania e Direitos Humanos e ao Espaço de Atendimento Psicossocial (EPSICO). As ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pelo núcleo estão comprometidas com a produção de conhecimentos e de metodologias de intervenção profissional na perspectiva psicossocial. É importante ressaltar que as pesquisas realizadas por este grupo se justificam, não só por suas contribuições epistemológicas, mas também pelas contribuições sociais nas desconstruções de enquadres aos sujeitos, que sustentam práticas excludentes que inviabilizam a compreensão crítica e complexa da saúde, educação e seus aspectos psicossociais.

Docentes do Programa:
– André Luiz Machado das Neves (Líder) 

Núcleo Interdisciplinar de Saúde e Ambiente na Amazônia - NISA

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2986976735175137

O PIRACEMA/NISA – Núcleo Interdisciplinar de Saúde e Ambiente é formado por docentes da Escola Superior de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas. Foi criado objetivando: produzir e disseminar conhecimentos articulados ao ensino, pesquisa e extensão; fortalecer a singularidade dos saberes produzidos na Amazônia; fortalecer a interlocução entre saúde e ambiente. São explorados diálogos e técnicas interdisciplinares, mediante triangulações metodológicas das abordagens qualitativa e quantitativa. Suas linhas de pesquisa são 1) Diversidade e Desigualdade Socioambiental na Saúde; 2) Saúde, Trabalho e Subjetividade no cotidiano amazônico; 3) Aspectos psicossociais e populações tradicionais na Amazônia. Além dessas linhas, pretende-se estabelecer parcerias com outros grupos e instituições para o fortalecimento do campo de saúde e ambiente na Amazônia.

Docentes do Programa:
Sâmia Feitosa Miguez (Líder)
Roseni Pinheiro 

Laboratório de Pesquisa em Promoção e Educação em Saúde – LAPPES

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3220268019159437

O grupo de pesquisa em promoção e Educação em Saúde é formado por docentes da Escola Superior de Ciências da Saúde, da Universidade do Estado do Amazonas, além de alunos dos seus diversos cursos de graduação. Foi criado com o objetivo de disseminar conhecimentos a partir das atividades de pesquisa e extensão desenvolvidas na instituição, fortalecendo esse campo de saber interdisciplinar. Suas linhas de pesquisa são “Avaliação e análise de políticas públicas e gestão de serviços e sistemas de saúde”; “Direitos Humanos, Sexualidade e Gênero”, “Fundamentos e práticas para a promoção e educação em saúde” e “Grupos Sociais em Condições de Vulnerabilidade, Saúde Mental e Atenção Psicossocial”. Além destas linhas, o laboratório tem estabelecido parcerias com outros grupos e instituições para o fortalecimento do campo da saúde coletiva na região.

Docentes do programa:
Giane Zupellari dos Santos Melo – Líder 
Sônia Maria Lemos