II SEMINÁRIO DE AUTOAVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO PPGSC REFLETE AVANÇOS E RUMOS FUTUROS

O II Seminário de Autoavaliação e acompanhamento do Planejamento Estratégico do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) foi um evento marcante que reuniu líderes acadêmicos, pesquisadores e profissionais da área para discutir os avanços alcançados e os caminhos futuros do programa.

Realizado no dia 01 de dezembro nas dependências da Escola Superior de Administração (ESA) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), o evento teve como tema “Caminhos Percorridos e Possibilidades de Consolidação”, oferecendo um ambiente rico para reflexões e discussões estratégicas.

No primeiro dia, a programação começou com a abertura conduzida pelos coordenadores do PPGSC, Prof. Dr. André Machado e Profa. Dra. Alessandra Salino. A discussão aprofundada sobre o cenário avaliativo do programa nos anos de 2021 e 2022, bem como o planejamento estratégico para o quadriênio, foi destacada com a participação do Prof. Dr. Zilmar Augusto de Souza Filho, avaliador interno dos Programas de Pós-Graduação da UFAM.

A tarde foi dedicada ao Grupo de Trabalho (GT), liderado pela Profa. Dra. Sâmia Feitosa Miguez, membro da comissão de autoavaliação da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Utilizando metodologias como o World Café e a Matriz Swot, o grupo explorou a missão e visão do PPGSC, discutindo as dimensões da ficha de avaliação e consolidando estratégias futuras por meio da Matriz Swot.

O evento reuniu docentes, egressos, discentes e técnicos administrativos, promovendo um diálogo colaborativo que fortaleceu os alicerces do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. As discussões e reflexões compartilhadas durante o seminário certamente contribuíram para a consolidação e o contínuo avanço do programa, fornecendo direcionamentos valiosos para seu crescimento futuro.