A docente do PPGSC/UEA, Dra. Sônia Maria Lemos, recentemente lançou em colaboração interinstitucional o e-livro intitulado, Práticas sociais de enfrentamento da Pandemia na Amazônia: esperançando novos mundos.
A obra foi realizada a partir de financiamento pela FAPEAM, desenvolvida sob coordenação do Laboratório de História, Políticas Públicas e Saúde na Amazônia (LAHPSA/Fiocruz Amazônia) e teve o selo da Editora Rede Unida.
Entre os organizadores da obra estão os pesquisadores: Júlio Cesar Schweickardt (Coordenador geral), Alcindo Antônio Ferla, Thalita Renata Oliveira das Neves Guedes, Izi Caterini Paiva Alves Martinelli dos Santos, Sônia Maria Lemos e Ana Elizabeth Sousa Reis.
A pandemia deixou marcas na vida das pessoas, dos trabalhadores e gestores da saúde, trazendo outros sentidos para as suas vidas, por isso, o livro possui 309 páginas, divididas em três sessões que contam histórias, de vivências e de memórias sobre os diferentes momentos da pandemia. Para sua criação contou com a colaboração de alunos, pesquisadores, trabalhadores e gestores de saúde de diferentes instituições e municípios do nosso Estado. É resultado também do estudo e de oficinas realizadas em 12 municípios do Amazonas.
Para Júlio Schweickardt, pesquisador do ILMD Fiocruz Amazônia. “O diferencial desse livro é o fato de termos envolvidos os gestores e trabalhadores nessa escrita, então eles também foram pesquisadores, participaram da coleta, na organização dos dados, ou seja, é uma abordagem metodológica participativa e colaborativa da pesquisa”.
Outro destaque é a arte retratada na capa da publicação, a Mãe D’Água, do artista Rai Campo, que mostra as mãos de uma indígena do município de São Gabriel da Cachoeira remetendo aos saberes ancestrais e sobre os cuidados com o planeta.
Link para acesso à obra: https://editora.redeunida.org.br/project/praticas-sociais-de-enfrentamento-da-pandemia-na-amazonia-esperancando-novos-mundos/