A transfobia é uma realidade cruel, que leva muitas pessoas trans a abandonarem os estudos e enfrentarem dificuldades na inserção no mercado de trabalho. Além de terem que lidar com muitos outros obstáculos e sofrimento. Por isso devemos debater sobre o assunto e apoiar essa comunidade.
O PPGSC-UEA vem contribuindo para apoio a visibilidade trans de algumas formas, com, os professores André Luiz e Breno Oliveira sendo membros do grupo de trabalho de saúde LGBT da ABRASCO incentivam e buscam apoiar a produção de pesquisas com temas relacionados a vivência de pessoas trans. Vamos compartilhar alguns desses estudos com vocês.
Boa leitura!
A construção de políticas de saúde para as populações LGBT no Brasil: perspectivas históricas e desafios contemporâneos. Ciência & Saúde Coletiva, v. 27, p. 3825-3834, 2022.
Negociações Cotidianas de Travestis e Mulheres Trans Trabalhadoras Sexuais. PSICOLOGIA EM PESQUISA (UFJF), v. 16, p. 1-24, 2022.
Transfobia velada: sentidos produzidos por enfermeiros (as) sobre o acolhimento das pessoas travestis e transexuais na atenção básica. Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental (Online), v. 13, p. 80-85, 2021.