Reconhecendo o papel estratégico da Saúde Coletiva para o desenvolvimento regional foi definida de uma agenda de prioridades de pesquisa, no intuito de criar e fortalecer os grupos de pesquisa em Saúde Coletiva na UEA em integração com os grupos de pesquisa do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS-UERJ). O processo de cooperação entre as duas instituições incluiu a qualificação de docentes em nível de doutorado capazes de atuar na articulação entre pesquisa e cooperação técnico-científica no campo da Saúde Coletiva, a partir de uma perspectiva crítica e reflexiva, em consonância com as prioridades de pesquisa do Brasil e das demandas e necessidades das políticas públicas, com destaque para o SUS. Dentro do planejamento estratégico, fruto da qualificação dos docentes, do intercâmbio de experiências e de projetos e do fortalecimento dos grupos de pesquisa da universidade, inseriu-se a proposta de criação de um curso de pós-graduação stricto sensu. A iniciativa foi também fruto do amadurecimento das discussões institucionais em relação à necessidade de qualificação de recursos humanos na área de saúde coletiva, com olhar voltado aos problemas prioritários de saúde pública na região amazônica.
O curso de mestrado acadêmico em Saúde Coletiva da Universidade do Estado do Amazonas foi reconhecido pela Portaria do Ministro de Estado da Educação no 540 de 15 de junho de 2020, cuja proposta de curso foi recomendada na 190ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior – CTC-ES da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes.
Nossa Missão
Qualificar docentes e profissionais capazes de atuar a articulação entre pesquisa e cooperação técnico-científica no campo da saúde coletiva por meio de uma perspectiva crítica, reflexiva e interdisciplinar em consonância com as demandas das políticas públicas e as prioridades de pesquisas da região amazônica.
Nossa Visão
Ser um programa de referência local regional e nacional a formação interdisciplinar de docentes e profissionais capazes de contribuir com a construção de conhecimento no campo da saúde coletiva na redução das iniquidades da região amazônica.
Valores
- Interdisciplinaridade
- Compromisso ético, político e social
- Sustentabilidade
- Inovação
- Valorização da ciência
- Acolhimento
- Interculturalidade
- Equidade