Visita técnica na Comunidade Ribeirinha Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Aconteceu no PPGSC UEA, a visita técnica com os docentes do programa: Fernando Herkrath e Roseni Pinheiro, ao campo de pesquisa do projeto de dissertação da mestranda Rayssa da Conceição Brito de Souza, intitulado “Gestão socioambiental e educação em saúde na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Negro: condições de vida e saúde em Unidades de Conservação”. Na ocasião, à visita aconteceu na Comunidade Ribeirinha Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, pertencente à área rural do município de Iranduba.

A saúde coletiva é uma das abordagens da pesquisa na RDS do Rio Negro (municípios rurais de Iranduba, Manacapuru e Novo Airão), tendo como orientadora do projeto a Profa. Dra. Samia Feitosa, e busca “Compreender as condições de vida e saúde da população na RDS do Rio Negro, destacando o papel da educação em saúde para uma gestão socioambiental includente em área de Unidade de Conservação. Para isso, de que saúde estamos falando? A saúde parece ser um aspecto transversal para a noção de desenvolvimento sustentável, contudo, questionamo-nos: ela tem sido suficientemente trabalhada quando se trata de gestão socioambiental em unidades de conservação na Amazônia?

Quais são as condições de saúde das populações rurais que residem em áreas de unidades de conservação? Que modelo de saúde poderá ser proposto quando se trata da interface saúde e ambiente na Amazônia? Que qualidade estão tendo as vidas dos povos tradicionais da Amazônia?