Seminário Violência e Saúde em Tempos de Emergências Sanitárias Globais

O Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD-Fiocruz Amazônia) realizará no dia 19/10, das 9h às 17h, o Seminário Violência e Saúde em Tempos de Emergências Sanitárias Globais.

O evento tem como público-alvo pesquisadores, gestores, estudantes de pós-graduação, movimentos sociais, órgãos de controle e demais interessados. O evento fará um debate sobre as diferentes expressões da violência (estrutural, institucional, autoprovocada e interpessoal) na Amazônia brasileira, em tempos de emergências sanitárias que demandam não somente o aprimoramento de respostas e esforços intersetoriais, como também uma compreensão dos seus principais determinantes. Nesse sentido, o evento visa contribuir para a formulação de políticas públicas que possam intervir sobre a realidade social.

De acordo com Jessen Orellana, epidemiologista da Fiocruz Amazônia, o evento reflete uma parceria com o Programa Institucional de Articulação Intersetorial Violência e Saúde (PI-AIVS), que tem o objetivo de ampliar e articular a reflexão e as ações sobre violência e saúde entre as diversas unidades da Fiocruz no Brasil, assim reunindo especialistas e pesquisadores de diversas áreas.

A programação será composta por painéis, intercalados por debates moderados por docentes e pesquisadores convidados. O PPGSC estará presente na programação do evento através do primeiro painel sobre “Violência de gênero e contra a criança e o adolescente: desafios em tempos de emergências sanitárias”, representado pelo docente e pesquisador do PPGSC da UEA André Luiz Machado das Neves, sendo um dos palestrantes, e atuando como moderadora do debate a docente do PPGSC, a Profa. Dra. Nathália França.

O evento acontecerá no formato híbrido, com um limite presencial de 50 pessoas na sede do ILMD/Fiocruz Amazônia, e com transmissão e acesso gratuito pelo canal do YouTube do ILMD/Fiocruz Amazônia.

As inscrições podem ser feitas no link