Professor do PPGSC participa de formação de gestores do SUS

Na semana passada o Prof. Dr. André Machado (PPGSC/UEA), junto com a Profa. MSc. Michele Pires, historiadora e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em História – PPGH da UFAM, conduziram a formação do primeiro dia do Encontro de Coordenadores Municipais de Saúde LGBTQIA+, do Amazonas.

O evento foi realizado entre os dias 01 à 03 de agosto de 2022, na Escola Superior de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas (ESA/UEA), localizada à Av. Carvalho Leal, 1777 – Cachoeirinha, Manaus –AM.

A formação foi uma iniciativa da Secretaria de Estado do Amazonas, coordenada pela Doutora Vivian Marangoni, atual coordenadora Estadual da Política de Saúde LGBT.

Contou com participação de gestores da saúde LGBTQIA+ de diversos municípios do interior do estado. Segundo o Prof. André Machado, “o evento foi um mecanismo formal do PPGSC de interação com as instâncias do SUS locais e regionais”.

Na oportunidade Machado conduziu a formação junto com Pires o tema sobre a História da luta LGBTQIA+ e saúde pública no Brasil e no Amazonas.

Hoje, a UEA, universidade do PPGSC, ocupa cadeiras no comitê de saúde LGBTQUIA+, sendo representada pelos professores Denison Aguiar (FD/UEA), André Machado (PPGSC/UEA) e Breno Oliveira (PPGSC/UEA). A universidade também se destaca por meio da condução da professora Dária Neves (ESA/UEA) na construção, implantação e coordenação do primeiro ambulatório trans do Amazonas.