PPGSC e a produção contextualizada do conhecimento

Neste final de semana, a professora Dra. Socorro Nina do PPGSC/UEA, juntamente com seu grupo de pesquisa “Núcleo Interdisciplinar de Saúde e Ambiente na Amazônia – NISA”, que tem como foco produzir e disseminar conhecimentos articulados ao ensino, pesquisa e extensão; fortalecer a singularidade dos saberes produzidos na Amazônia; fortalecer a interlocução entre saúde e ambiente, estiveram realizando práticas de pesquisas de campo com foco em metodologias ativas com populações tradicionais, mais especificamente as do campo, floresta e águas.

A atividade de pesquisa de campo ocorreu na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Negro comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Faz parte de um cronograma sistematizado das pesquisas em andamento do NISA. Envolve ainda articulação interinstitucional com o Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI) da Universidade Federal do Amazonas, além da inserção direta de alunos dos cursos de graduação por meio dos projetos de iniciação científica – medicina, odontologia e enfermagem – da Escola Superior de Ciências da Saúde da UEA.