Interação com instâncias do SUS: 5 anos do ambulatório de diversidade sexual e de gênero

Reconhecendo o lugar da ciência e dos pesquisadores do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva – PPGSC da UEA, a coordenação do PPGSC foi convidada a compor a mesa de abertura da celebração de 5 anos de serviços do Ambulatório de Diversidade Sexual e Gêneros. O evento teve como tema “Construindo Saúde Integral para todes”.

Para o coordenador Prof. André Machado, destacou que “a interação dos conhecimentos da academia e da assistência, isto é, o que atuam na ponta, trazem à tona todas as questões que envolvem es profissionais, usuários do sistema público de saúde e futuros sanitaristas que formamos. Hoje, o ambulatório é um campo fértil de produção de conhecimento e essa produção traz um impacto social e científico para a consolidação do serviço, bem como para a promoção da equidade no acesso e permanência nos serviços públicos de saúde das pessoas trans”.

Durante o evento a coordenação do Ambulatório, a médica Dária Neves, destacou a contribuição necessária que a universidade – UEA – teve para o início das atividades do ambulatório.

O evento contou com a apresentação do perfil sociodemográfico dos pacientes, conduzido pela médica Daria Neves e do relato de experiência da atividade nominada “Construindo redes a partir dos Grupos operativos: Relatos sobre a experiencia dos pacientes e familiares nos grupos de apoio, conduzido pelas psicólogas Daniela Dantas e Michele Albuquerque. Houve também as mostra de artistas trans como exposição de quadros, poesias e painel fotográfico de artistas. Ao final houve um Brechó Solidário.