Ensino e impacto social no melhoramento das condições de vida de escolares

Com foco na formação de recursos humanos qualificados para promoção da saúde de todas e todos, a disciplina de estágio em docência do PPGSC, no dia 13 de agosto de 2022, esteve realizando a atividade final na Escola Balbina Mestrinho, localizada em um bairro de camada popular, com crianças do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental.

O estágio em docência foi realizado pela mestranda Iamille Serpúlvida, na disciplina psicologia do desenvolvimento, no curso de graduação em odontologia, da Universidade do Estado do Amazonas, sob supervisão do Prof. Dr. André Machado (PPGSC). Como atividade final foram realizadas intervenções de educação em saúde bucal à luz dos teóricos Jean Piaget e Lev Vigotski.

O foco foi produzir estratégias de intervenções que levassem em consideração as características de cada faixa-etária. Os alunos do curso de odontologia estiveram a frente da produção das intervenções tendo orientação da mestranda Iamille, duas monitoras da disciplina graduandas em odontologia – Nicolly e Iara – e o coordenador da disciplina Prof. André Machado.

Para Machado, “a intervenção buscou contribuir com a sociedade e para a formação de um público – mestrado e graduação – que faça uso dos recursos da ciência e do conhecimento no melhoramento das condições de vida da população e na resolução dos mais importantes problemas sociais do Brasil”.

A literatura ¹, ² aponta que a conjuntura da epidemia global de doenças bucais se reflete nas desigualdades socioeconômicas. Esses estudos alertam para a urgência da necessidade de uma reforma do sistema odontológico em nível mundial e argumentam que a odontologia precisa ser integrada aos serviços de atenção primária e se concentrar mais na promoção e na manutenção da saúde bucal, no lugar da abordagem de tratamento intervencionista que predomina atualmente. Os sistemas de atendimento odontológico devem se concentrar mais na promoção e na manutenção da saúde bucal e na obtenção de uma maior equidade.

Referências

1. PERES, Marco A et al. Oral diseases: a global public health challenge. The Lancet, v. 394, 2019.

2. WATT, Richard G et al. Ending the neglect of global oral health: time for radical action. The Lancet, v. 394, 2019.