Docentes e mestrandos do PPGSC/UEA participam de evento sobre Programas de Pós-graduação em Saúde Coletiva no Amazonas

O Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva – PPGSC/UEA teve uma intensa participação por meio de professores e docentes no IV Encontro da Pós-graduação do ILMD Fiocruz Amazônia /II Encontro dos Programas de Pós-graduação em Saúde Coletiva no Amazonas, realizados de 13 a 16 de setembro na FIOCRUZ-Amazônia – Manaus, na modalidade on-line. Docentes e docentes do PPGSC/UEA realizaram mesas-redondas e comunicações orais de suas pesquisas em andamento ou já finalizadas. Bem como da coordenação do evento e da organização.

São dois eventos anuais que ocorrem concomitante que visam discutir avanços científicos em temáticas de relevância para a pesquisa dos pós-graduandos, estimular a troca científica entre os alunos dos diferentes cursos e divulgar a pesquisa desenvolvida pelos discentes dos Programas.

O docente do PPGC, Prof. Dr. Fernando José Herkrath foi o coordenador do evento. E participaram da comissão organizadora a Profa. Dra. Sâmia Feitosa Miguez (docente do PPGSC/UEA) e a Profa. Dra. Alessandra Valle Salino (vice-coordenadora do PPGSC/UEA), além dos discentes Jéssica Magaly da Silva Ferreira e Willams Costa de Melo.

O coordenador do PPGSC/UEA Prof. Dr. André Luiz Machado das Neves participou de dois momentos da programação. “Estive participando do pré-evento no painel de debate sobre Estratégias para a qualificação da pós-graduação e foi a oportunidade de conhecer os projetos existentes e em construção de autoavaliação dos PPGs da Fiocruz Amazônia, bem como debater junto com a Prof. Dra. Denise Balarine Cavalheiro Leite da UFRGS, sobre a real proposta da autoavaliação de PPGs, isto é, devemos pensar esse processo como rumo que nós queremos para o nosso programa, sobre os caminhos que queremos traçar, que marca a nossa história quer deixar. Pensar o sistema de avaliação para além de um indicador de prestação de contas para a CAPES — explica o professor.

A outra atividade que o coordenador do PPGSC/UEA esteve presente foi na mesa redonda do II Encontro dos Programas de Pós-graduação em Saúde Coletiva no Amazonas. Ele esteve debatendo sobre “o papel estratégico do binômio docente/discente frente aos desafios para a qualificação dos programas de pós-graduação em Saúde Coletiva no Amazonas”, juntamente com o Prof. Dr. Bernardo Lessa Horta (UFPel /CAPES).
As docentes do PPGSC/UEA também tiveram a oportunidade de socializar os resultados de suas investigações. No segundo dia do encontro (13/09), na Mesa de debate sobre “Saúde rural: o papel da atenção primária à saúde” esteve a Profa. Dra. Socorro de Fatima Moraes Nina (PPGSC) juntamente com as pesquisadoras Profa. Dra. Aylene Emilia Moraes Bousquat (FSP/USP); Maria Luiza Garnelo Pereira (ILMD Fiocruz Amazônia) e com a mediação da Profa. Dra. Sâmia Feitosa Miguez (PPGSC-UEA).

No terceiro dia, a Profa. Dra. Giane Zupellari dos Santos Melo (PPGSC-UEA), esteve conduzindo a discussão sobre “Estudos com populações das regiões de fronteira”, juntamente com o Prof. Dr. Paulo Cesar Peiter (FIOCRUZ), Jose Joaquin Carvajal Cortez (ILMD Fiocruz Amazônia) e Pedro Henrique Coelho Rapozo (DASPAM/UEA/FAM/FIOCRUZ).

No dia 15/09, foi o momento das discentes na mesa de debate sobre “Relatos de experiências discentes: contribuições para a superação dos desafios em saúde pública na Amazônia”. Rachel Geber Correia, discente do PPGSC-UEA, que explanou sobre sua pesquisa em andamento sobre mortes maternas no estado do Amazonas. Estiveram relatando suas pesquisas Márcia Larissa Pereira de Menezes, egressa do PPGVIDA/FIOCRUZ-Amazônia e Gisele Reis Dias, discente do DASPAM (FIOZCRUZ/UEA/UFAM).

Discentes do PPGSC também tiveram a oportunidade de socializar os resultados de suas investigações como apresentações orais. Nessa modalidade participaram es mestrandos do PPGSC com os seguintes trabalhos:

1) Rede de atenção oncológica do amazonas: contribuição da associação de apoio às mulheres com câncer, autoras: Discente Maria da Conceição Felix dos Santos; Profa. Dra. Sâmia Feitosa Miguez; Profa. Dra. Socorro de Fátima Morais; Disponível em Youtube.

2) Segurança alimentar no amazonas durante a covid-19: breve estudo a partir de atos legislativos estaduais, autores: Discente Willams Costa de Melo; Discente Andréa Cristina Guimarães; Discente Cláudia Miranda Martins de Menezes Batista; Profa. Dra. Gláucia Maria de Araújo Ribeiro; Profa. Dra. Giane Zupellari dos Santos Melo; Profa. Dra. Isabela Cristina de Miranda Gonçalves; Profa. Dra. Angela Xavier Monteiro; Disponível em: Disponível em YouTube.

3) Título: Pandemia: acolhimento e escuta humanizada, autores: Discente Marcos Vinícius Santos Batista Silva; Profa. Dra. Sônia Maria Lemos. Disponível em YouTube.

4) Título: Interdisciplinaridade de saberes na formação dos graduandos de enfermagem: experiência do estágio docência em saúde indígena, autoras: Discente Suellen Moura Rocha Ferezin, Profa. Dra. Camila Helena Aguiar Bôtto de Menezes e Discente Lorena Cavalcante Lobo. Disponível em YouTube.

São eventos extremamente relevantes, voltados à participação de professores, pesquisadores, estudantes, que fortalecem o compartilhamento além de democratizar os espaços de saberes promovendo uma reflexão acerca da saúde pública e sua interface com pensamento crítico e da ação coletiva — comentou a discente do PPGSC/UEA Rayssa Conceição sobre a importância da participação no II Encontro dos Programas de Pós-graduação em Saúde Coletiva no Amazonas.

Fotos das principais atividades: