DISCENTES E DOCENTES DEBATEM TEMÁTICAS VARIADAS DA SAÚDE COLETIVA EM CONGRESSO DA ABENO

O Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva – PPGSC/UEA teve uma intensa participação por meio de professores e discentes na 58ª Reunião da ABENO – Associação Brasileira de Ensino Odontológico, realizados de 02 a 04 de agosto na cidade de Goiânia – GO, na Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Goiás.

O tema central da 58ª Reunião “Inovação para ensinar e aprender Odontologia: interprofissionalidade, integração com o SUS e cuidado ampliado” abarca diferentes dimensões da formação do futuro cirurgião-dentista. Convidados com expertise reconhecida em suas áreas de atuação discutiram entre outros temas, a importância do trabalho em equipe interprofissional, as interfaces com as políticas públicas de saúde e educação, a inclusão nos cursos de odontologia e a relevância do intercâmbio de experiências internacionais.

Os avanços no campo da Inteligência Artificial e a ameaça da EAD como possibilidade de modalidade de oferta na Graduação em Odontologia foram exemplos dos inúmeros debates que foram discutidos como desafios a serem enfrentados no ensino odontológico no Brasil.

A docente do PPGSC, Prof. Dra. Shirley Maria de Araújo Passos e seu orientando do PPGSC, Keven de Oliveira Cosme, participaram do evento e realizaram atividades elaboradas pelo evento, como por exemplo, rodas de conversa, assembleias, palestras e apresentações de trabalhos científicos.

Dentre as atividades executadas por eles, destacam-se os trabalhos orais expostos no evento, com os seguintes temas:

1) Oferta de cursos de eps sobre saúde bucal pela una-sus. Keven de Oliveira Cosme, Carla Rafaela Gomes da Silva1, Eduarda Cândida Gomes Aguiar, Débora Oliveira Marques, Yone Almeida da Rocha, Shirley Maria de Araújo Passos.

2) Estágio rural em odontologia: desafios e impactos durante a pandemia. Keven de Oliveira Cosme; Carla Rafaela Gomes da Silva; Larissa Maria Regis da Silva; Ellen Cristine de Oliveira Silveira; Rebeca Arce Guilherme; Shirley Maria de Araújo Passos.

3) Projeto crescendo sem cárie: extensão em creches públicas de Manaus/AM. Shirley Maria de Araújo Passos, Marcela Kauanna Nogueira Dantas, Keven de Oliveira Cosme, Carla Rafaela Gomes da Silva, Angela Xavier Monteiro, Lauramaris de Arruda Régis Aranha, Brigitte Nitchthauser, Adriana Beatriz Silveira Pinto.

4) Ações de educação em saúde bucal com idosos na FUNATI/AM. Shirley Maria de Araújo Passos, Keven de Oliveira Cosme, Juliana dos Santos Pedreno; Ana Cássia Lopes Alves, Tânia Cristina Libório Ferreira, Victória de Sousa Milon, Andrea Pinheiro Mello Gomes, Rosêngela Brito dos Santos, Adriana Xavier Monteiro.

É um evento extremamente relevante, voltados à participação de professores, pesquisadores, estudantes, que fortalecem o compartilhamento, além de democratizar os espaços de saberes promovendo uma reflexão acerca ensino odontológico no Brasil.