16 dias de ativismo: pelo fim da violência contra a mulher

Os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres é uma campanha anual e internacional que começa no dia 25 de novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, e vai até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Essa mobilização iniciou-se em 1991, quando mulheres de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres (CWGL), iniciaram uma campanha com o objetivo de promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres no mundo. A data é uma homenagem às irmãs Pátria, Minerva e Maria Teresa, conhecidas como Las Mariposas, assassinadas em 1960 por integrarem a oposição ao regime do ditador Rafael Trujillo, na República Dominicana.

No Brasil realizam-se os 21 dias de ativismo, uma vez que aqui inicia-se no dia 20 de novembro, dia da consciência negra, considerando a dupla vulnerabilidade da mulher negra.

Nesse contexto, o PPGSC aproveita para indicar produções de conhecimento realizadas pelos nossos professores sobre o enfrentamento dessa violência, pois devemos trazer à luz o debate sobre esse assunto que é um problema de saúde pública, e é uma violação dos direitos humanos.